Pages

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mistérios explicados

O HBD publicou uma lista de “Top 5 Mistérios Inexplicados”, devidamente reproduzida no Comodismo. Depois de conferir sua apresentação no Top 5, confira, sem demora, o “outro lado” destas histórias:

5) O Caso Das Máscaras de Chumbo

mascaras Os códigos encontrados nos bilhetes são códigos de peças eletrônicas, como válvulas, com as quais as vítimas trabalhavam e que pretendiam comprar em sua viagem.

A máscara de chumbo e outros elementos encontrados com os corpos são de fato incomuns, mas se relacionam provavelmente com sua tentativa de contatar seres ou espíritos extraterrestres por meios esotéricos. Já haviam feito experiências similares anteriormente.

Na experiência fatídica que terminou com sua morte, contudo, é muito provável que ao invés de ETs, tenham encontrado um criminoso, seu algoz. A maior parte do dinheiro que possuíam desapareceu, e tudo sugere o envolvimento de um terceiro elemento, que os manipulou e envenenou.

Um dos principais mistérios do caso é a causa mortis indeterminada pela autópsia, mas no programa especial “Linha Direta Justiça”, de julho de 2004, revelou-se que em verdade as vísceras apodreceram no IML antes de serem examinadas, em meio a uma confusão. Não foi feito exame toxicólógico.

Mesmo o ufólogo Jacques Valleé visitou anos depois o local onde os corpos foram encontrados, e se surpreendeu com o fato da vegetação não crescer na área. Mas isso também pode ter uma explicação prosaica: quando os corpos foram encontrados pela polícia, foram jogadas quantidades copiosas de formol para conter o cheiro, o que deve ter impregnado o solo.

Não sabemos, e talvez nunca saberemos ao certo o que aconteceu no infame “caso das máscaras de chumbo”, mas uma visão crítica sugere que foram duas vítimas enganadas e assassinadas pela sua credulidade. O mistério nasceu de deslizes da investigação policial e o sensacionalismo. O culpado, muito terrestre, nunca foi condenado.


4) A Batalha de Los Angeles

battle_LAda

O evento é a rigor inexplicado. Infelizmente, há apenas uma fotografia conhecida registrando o incidente, e ela é motivo de discussão.

Embora ufólogos enxerguem um objeto sólido, mesmo discóide, interrompendo a luz dos holofotes, há pontos críticos a considerar na fotografia.

Ela foi capturada com um longo tempo de exposição, o que explica por que várias explosões de artilharia foram capturadas. E este pequeno detalhe pode explicar o aspecto do que se vê. Os holofotes convergem a um ponto, e é possível que não houvesse nada naquela área além de camadas de fumaça e nuvem.

1127164872

É possível. Falsos alarmes e pânicos injustificados ocorreram antes e durante a guerra no continente estado-unidense, com destaque para o Gaseador Louco de Mattoon.

Também é possível que uma aeronave, terrestre ou não, de fato tenha sobrevoado Los Angeles. O único registro físico de tal é contudo… motivo de discussão.

3) O mapa de Piri Reis

waldseemuller

Mapa de Waldseemuller, anterior ao de Piri Reis

O mapa não é surpreendentemente acurado, e não reproduz a Antártida livre de gelo. Possui uma precisão similar a de mapas da mesma época, nada misteriosos. Simples assim.

Leia Os Antigos Mapas da Antártida

2) O Incidente de Dyatlov Pass

Comentamos a bizarra e intrigante história que circulou na rede há alguns meses… e desde então, continuamos à espera de melhores referências para o incidente. Depois de todo este tempo, não parece ser uma obra de marketing viral, e bem podem ter sido eventos reais. Ainda que haja poucas fontes primárias indicadas.

Ainda que boa parte das informações sejam verdadeiras, ainda não sabemos se todas o são. E Brian Dunning, de Skeptoid, oferece pelo menos uma versão para o que poderia ter ocorrido, sem nenhum elemento muito extraordinário (em inglês).

Ele admite que sua versão “está errada, claro, tendo sido elaborada de minha cadeira 50 anos depois do fato e sem conhecimentos sobre a região. Mas é completamente razoável e satisfaz adequadamente os fatos como os conhecemos”.

Como no caso das máscaras de chumbo, talvez jamais saibamos com certeza o que aconteceu. Mas o mistério não o impede de comer salsichas.

1) O Manuscrito Voynich

O livro continua indecifrado. Não apenas indecifrado, como não se sabe se realmente diz algo ou se é apenas um amontoado de símbolos sem significado criado com o intuito de… parecer dizer algo. Vários pesquisadores já anunciaram ter encontrado indicações de que o livro é uma fraude, mas as evidências não são conclusivas.

O inexplicado atiça assim a imaginação, e o Manuscrito Voynich tem hoje uma fama que rivaliza o Necronomicon – que talvez seja mais famoso e misterioso justamente porque é um livro que além de indecifrado… não existe! Ou será que existe?

Por mais que nossas fantasias se esforcem, no entanto, é pouco provável que o livro de Voynich contenha invocações de demônios ou a resposta para a vida, o universo e tudo mais. Sabemos que ele data do século 15 ou 16, e as ilustrações que o acompanham não parecem sugerir grandes mistérios, apenas plantas, estrelas e figuras diversas.

voynichdas

Isso, claro, a menos que o texto indecifrado não tenha relação com as imagens, e contenha a invocação correta para despertar os Grandes Antigos.

- - -

Todos esses mistérios são curiosos e alguns são de fato misteriosos. Também já li e gostei de Berlitz. Mas depois de anos investigando mistérios do insólito, descobri que a solução à enorme parte deles é desanimadora. Tão simples, tão prosaica, que é ignorada e mesmo rejeitada por muitos.

Em contraparte, a ciência possui mistérios que – veja só – têm garantia de que sua solução será espetacular. Sim, cientistas podem não saber a resposta para uma pergunta, mas por vezes dedicaram tanto tempo em busca dela que sabem de certa forma como a resposta deverá ser e quais serão suas conseqüências imediatas.

E ainda não sabem a resposta!

O fascínio pelo mistério é uma das mais promissoras inspirações que podemos ter. E encontrar a solução, mesmo que desapontadora, a um enigma só deve significar que há outros melhores para tomar seu lugar. Nossa intenção aqui ao jogar água fria em alguns mistérios não é desanimá-lo. É atear fogo em sua vontade por mistérios verdadeiros.


pra mim não explicou ... mas enfim...

0 comentários: