Pages

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Comidas Exóticas

Porco ao Sêmem


O nome não soa bem mas, já diz tudo.
No restaurante Roppongi em Tókio, membros selecionados ( com renda comprovada acima de 175 mil dólares), têm o direito de estuprar a sua presa antes de comê-la assada. O cliente ainda tem o direito de escolher qual sua vítima a ser "comida" duas vezes.
A idéia do restaurante é "explorar" a bestialidade daqueles que têm muito dinheiro.
O porco ao sêmen custa apenas 7 mil dólares, e pode ser substituído por outros animais como cachorros, aves ou cobras (imagino um como um sujeito estupraria uma cobra?).

Hamburger de Baleia


Em Shimonosek, uma cidade portuária próximo a Tókio, há uma loja chamada Kujiraya, ou lugar das baleias, onde a especialidade é o hamburger de cetáceos.
A baleia é servida com arroz e molho de soja e sai por 300 yenes. Eles também servem sanduíche de baleia frita, cachorro quente de baleia e lanches no estilo Mc Donald's com o hamburger de baleia.
Em Nakagawa existe um restaurante que vende carne crua de baleia, pele salgada, bacon e língua fatiada.

ESCORPIÃO FRITO

Cingapura
Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.


O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o petisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.

FILÉ DE PEIXE VENENOSO

Japão

O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!


Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo.
Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!


FAROFA DE FORMIGA

Brasil
O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofa, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.


Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.


MORCEGO À CAÇAROLA

China, Vietnã e sudeste da Ásia
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.


Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.


CANGURU AO VAPOR

Austrália
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.


Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias
até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.


OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA

Tailândia, China
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.


Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandêsas.


SOPA DE CACHORRO

Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.


A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.

CÉREBRO DE MACACO

África
Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.


Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...

Quem quiser ver a cena ( não recomendo) pode assistir ao documentário "Faces da Morte". Onde existem outras cenas também não interessantes a pessoas que se sensibilizam fácil.


CALDO DE TURU

Brasil
O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.


O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.


CARANGUEJEIRA FRITA

América do Sul, Sul da África e Austrália
É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.


Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.

Tudo bem que as comidas que mais achamos exóticas são as dos orientais, mas engana-se quem pensa que eles são os únicos a gostarem de coisas um tanto diferentes ao nosso paladar.
Em algumas partes do Texas é muito comum a degustação de cobras por exemplo. Dizem até que parece galinha. ( já não sou muito fã da penosa o que poderia dizer então da rastejante?!!)


Os franceses comem pernas de rã(muito bom!) e caramujo. Australianos comem cangurus. Asiáticos comem gato, cachorro, escorpião cru , baratas em conserva e outros bichos também de outras formas.


Na Indonésia o morcego é criado para um "bem" diferente, é costume dar-se coração de morcego para uma pessoa com asma como se fosse um remédio. E a tradição manda que o coração seja retirado do animal vivo e ingerido enquanto ainda pulsa.


Eles costumam comer também algumas outras iguarias tais como: ovos de tartaruga, patade urso, cavalos marinhos secos, sangue de cobra, pênis de crocodilo e tigre, testículos de bode, cartilagem de tubarão, esperma de baleia, chifres de rinoceronte, e os cérebros de macaco são consumidos livremente.


O sexagenário Hajjah Nurdiani ingeriu bílis de cobras durante cinco anos para curar um câncer, e ainda com medo de que seus ossos fossem afetados ingeria também a cartilagem de tubarão. Misturava tudo com água pela manhã. A bílis não tinha gosto de nada mas a cartilagem é horrível. Disse em entrevista ao jornal Dagens Nyhetr.
O viagra natural é o pênis de cobra, que sai em média por 8 dólares. Embora a população em grande parte seja muçulmana, as culturas ainda tem muito a ver com as raízes do povo indonésio.


Em Bali, as tartarugas são escapeladas vivas para manter a carne grudada aos cascos. Em Sumatra os macacos são assados vivos porque dizem que são muito mais saborosos se forem assados sem retirar o sangue do corpo. Em Hanói, Vietnã, é muito apreciado o cérebro dos cães, assim como salsichas servidas com feijão e ervas, e cachorro grelhado com gengibre ao molho de camarão. Não esquecendo também do fígado canino com pimenta e limão.
Mas como boa parte da população vietnamita é sub-alimentada, o que passar na frente é alvo fácil. O governo tentou certa vez diminuir o consumo de cobras, gatos e cachorros proibindo sua venda mas, em contrapartida aumentou o consumo de ratos. Quando os ratos começaram a ser algo raro entrou o caramujo no cardápio.


Durante o racionamento da segunda guerra chegavam a comer fígados, cérebros e intestinos de outros mortos em combate.


No meio oeste americano, pés de porco em compota são servidos para acompanhar a cerveja.
Na Alemanha, fora o fígado, o focinho e as orelhas são usados para encher salsichas brat wurst e braunschweiger.


Em um restaurante chamado Tommy's Joint, USA, a especialidade é servir animais selvagens. Entre elas temos: espeto de urso, hamburger de búfalo, tirinhas de marmota entre outros.
No interior americano também há o consumo de marmotas, bisões, pombo, esquilo e cervo ao gosto do freguês.


Na Escócia há uma comida chamada haggis que parece muito com o nosso vatapá brasileiro, consiste na mistura de coração, pulmão(bofe) e fígado, bem condimentado e cozido dentro de um estômago de vaca.


Tem muitas outras comidas que aqui não foram ditas mas, tem algumas fotos.
Quem se interessar pelas iguarias pode conferir e até comprar pelo site http://www.thailandunique.com/store/


Estão entre as iguarias:
Bebidas com cobras, escorpiões e aranhas
Saquinhos com grilos, formigas, escorpiões fritos para comer onde você desejar
Espetinhos, enlatados, cozidos e muito mais.


0 comentários: