Pages

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Músicas que viraram desenho animado

O mundo da música sempre flertou bem com as animações, seja na forma de videoclipes ou de desenhos animados próprios.

Como o assunto aqui é desenho, então vou falar das bandas que viraram desenhos, sejam reais ou fictícias.

Quando puxo pela memória algum desenho animado baseado em uma banda de sucesso, sempre me vem o Jackson Five cantando ABC, na falecida TV Manchete.

Até que era uma boa distração

Apesar de muita gente achar que o desenho era produzido pela Hanna-Barbera, Jackson 5ive, como era conhecido, foi feito pela Rankin/Bass (a mesma de Thundercats). Apesar do sucesso do grupo na época, o desenho só durou duas temporadas.

Com o relativo sucesso do quinteto problemático da família do ped… ex-rei do pop Michael Jackson, a Hanna-Barbera não podia deixar passar a moda e lançou várias animações onde os protagonistas eram bandas musicais.

Foi o caso de Josie e as Gatinhas, Tutubarão e Os Impossíveis. Com destaque para o último.

 Para a época, até que eram gostosinhas

A idéia, apesar de cada desenho ter sido lançado em uma época diferente, era bater de frente com a concorrência.

Josie e As Gatinhas e Os Impossíveis foram criados para bater de frente com a Turma de Archie, um desenho da Filmation que centrava em cima das aventuras de uma banda de garagem.

Ambos tiveram seu espaço e conquistaram boa audiência, com destaque para Os Impossíveis, sendo um dos clássicos da HB até hoje.

 Esse era divertido, quem não se lembra da apresentação durante a transformação do grupo?

Tutubarão, que já abusava da fórmula grupo adolescente + animal de estimação idiota + altas confusões. Apesar de ter ido na fama do filme de Tubarão, muitos acusaram o desenho de plágio de Scooby Doo (imagina…), o que, na minha modesta opinião, era mesmo.

O grupo musical – Os Netunos – era só para dar ocupação para o grupo, pois a idéia era solucionar os mistérios causados por algum monstro ou fantasma, que sempre se descobria alguém mal intencionado e que culpava os garotos e o tubarão idiota por não ter concluído seu plano perfeito.

 Versão Scooby do mar

Ou seja, nada a ver com a turma da Máquina do Mistério…

Mas um dos desenhos que mais fizeram sucesso nesse quesito é a banda favorita do Théo: Os Beatles!

Os Beatles Cartoon, como ficou conhecido, estreou no horário nobre dos desenhos americanos, num sábado de manhã de 65, sendo sucesso absoluto (como tudo o que o grupo tocava na época).

 Segundo o Théo, a melhor banda de todos os tempos da última quinzena

Junto às aventuras do quarteto de Liverpool foram incluídas umas curiosidades interessantes para o desenho ser exibido pela TV americana, como disfarçar a dublagem e não dar o sotaque inglês do grupo, sendo americanizado.

Para não ser diferente dos outros desenhos, eles também possuíam um mascote animal, que era um simpático jacaré.

As aventuras de Paul, Ringo, John e George duraram três temporadas, mesclando aventuras e canções em cada programa.

Atualidade

Atualmente não há muitas animações com bandas em destaque, talvez só o bobinho Hi Hi Puffy AmiYumi, que conta a história de duas estrelas do rock japonês em turnês recheadas de confusões. Não gosto, mas tem quem goste.

 Coitadas das crianças que aguentam isso

Há participações de bandas em animações como em Os Simpsons e Family Guy, talvez seja o bastante. Já pensou um desenho com bandas emos ou com o U2?

Acho que o mundo não precisa mais disso.

Fonte: Pipoqueiros

0 comentários: