O mundo da música sempre flertou bem com as animações, seja na forma de videoclipes ou de desenhos animados próprios.
Como o assunto aqui é desenho, então vou falar das bandas que viraram desenhos, sejam reais ou fictícias.
Quando puxo pela memória algum desenho animado baseado em uma banda de sucesso, sempre me vem o Jackson Five cantando ABC, na falecida TV Manchete.
Apesar de muita gente achar que o desenho era produzido pela Hanna-Barbera, Jackson 5ive, como era conhecido, foi feito pela Rankin/Bass (a mesma de Thundercats). Apesar do sucesso do grupo na época, o desenho só durou duas temporadas.
Com o relativo sucesso do quinteto problemático da família do ped… ex-rei do pop Michael Jackson, a Hanna-Barbera não podia deixar passar a moda e lançou várias animações onde os protagonistas eram bandas musicais.
Foi o caso de Josie e as Gatinhas, Tutubarão e Os Impossíveis. Com destaque para o último.
A idéia, apesar de cada desenho ter sido lançado em uma época diferente, era bater de frente com a concorrência.
Josie e As Gatinhas e Os Impossíveis foram criados para bater de frente com a Turma de Archie, um desenho da Filmation que centrava em cima das aventuras de uma banda de garagem.
Ambos tiveram seu espaço e conquistaram boa audiência, com destaque para Os Impossíveis, sendo um dos clássicos da HB até hoje.
Tutubarão, que já abusava da fórmula grupo adolescente + animal de estimação idiota + altas confusões. Apesar de ter ido na fama do filme de Tubarão, muitos acusaram o desenho de plágio de Scooby Doo (imagina…), o que, na minha modesta opinião, era mesmo.
O grupo musical – Os Netunos – era só para dar ocupação para o grupo, pois a idéia era solucionar os mistérios causados por algum monstro ou fantasma, que sempre se descobria alguém mal intencionado e que culpava os garotos e o tubarão idiota por não ter concluído seu plano perfeito.
Ou seja, nada a ver com a turma da Máquina do Mistério…
Mas um dos desenhos que mais fizeram sucesso nesse quesito é a banda favorita do Théo: Os Beatles!
Os Beatles Cartoon, como ficou conhecido, estreou no horário nobre dos desenhos americanos, num sábado de manhã de 65, sendo sucesso absoluto (como tudo o que o grupo tocava na época).
Junto às aventuras do quarteto de Liverpool foram incluídas umas curiosidades interessantes para o desenho ser exibido pela TV americana, como disfarçar a dublagem e não dar o sotaque inglês do grupo, sendo americanizado.
Para não ser diferente dos outros desenhos, eles também possuíam um mascote animal, que era um simpático jacaré.
As aventuras de Paul, Ringo, John e George duraram três temporadas, mesclando aventuras e canções em cada programa.
Atualidade
Atualmente não há muitas animações com bandas em destaque, talvez só o bobinho Hi Hi Puffy AmiYumi, que conta a história de duas estrelas do rock japonês em turnês recheadas de confusões. Não gosto, mas tem quem goste.
Há participações de bandas em animações como em Os Simpsons e Family Guy, talvez seja o bastante. Já pensou um desenho com bandas emos ou com o U2?
Acho que o mundo não precisa mais disso.
Fonte: Pipoqueiros
0 comentários:
Postar um comentário